SEMINÁRIO TEOLÓGICO DE ESTUDOS BÍBLICO
Doutrinas Bíblicas
Nomes do Espírito Santo
A - Espírito de Deus: O Espírito Santo é divino no sentido absoluto. Prova-se sua divindade pelos seguintes fatos: São atribuídos a Ele atributos divinos; Ele é Eterno, Onipresente, Onipotente e Onisciente (Hb. 9: 14; Sl. 139:7-10; Lc. 1:35; I Co. 2:10-11). Também são atribuídas a Ele obras Divinas como: Criação; regeneração; e ressurreição (Gn. 1:2; Jó. 33:4; Jo. 3:5-8; Rm. 8:11). Clasificase o Espírito Santo junto com o Pai e o Filho (I Co. 12:4-6; II Co. 13:14; Mt. 28:19; Ap.1:4).
B – Espírito de Cristo: O Espírito é chamado de o Espírito de Cristo porque Ele é enviado em nome de Cristo (Jo. 14:26). Porque Ele é o Espírito enviado por Cristo. O Espírito é o início da vida espiritual por meio de quem os homens nascem no Reino de Deus. Essa nova vida espiritual é comunicada e mantida por Cristo (Jo. 1:12,13; 4:10; 7:38). O Cristo Glorificado está presente na Igreja e nos crentes pelo Espírito Santo. Ouvem-se alguns comentários que o Espírito veio tomar o lugar de Cristo, mais é mais correto dizer que ele veio tornar Cristo real em nós. O Espírito torna possível e real a onipresença de Cristo no seu povo (Mt. 18:20). A união entre Cristo e o Espírito é tão íntima que se diz que tanto Cristo quanto mo Espírito habitam no crente (Gl. 2:20; Rm. 8:9,10); e o crente está tanto em Cristo quanto no Espírito.
C – Espírito Santo: Ele é chamado Santo porque é o Espírito do Santo Deus e porque sua obra principal é a Santificação. Necessitamos de um Salvador por duas razões: para fazer alguma coisa por nós e alguma coisa em nós. Jesus realizou a primeira razão ao morrer por nós; e, pelo Espírito Santo, Ele habita em nós, transmitindo a nossa alma sua vida Divina. O Espírito Santo veio para reorganizar a natureza do homem e parar opor-se a todas as suas tendências más.
D – Espírito da Promessa: (Ef. 1:13) O Espírito é assim chamado por sua graça e seu poder são algumas das bênçãos prometidas no A.T (Ez. 36:27; Jl. 2:28). Uma das prerrogativas de Cristo era a de conceder o Espírito, e essa prerrogativa Jesus reafirmou quando disse: ‘Eu lhes envio a promessa de meu Pai” (Lc. 24:49; Gl. 3:14).
E – Espírito de Verdade: (Jo. 14:17) O propósito da encarnação foi revelar o Pai: a missão do conselheiro é revelar o filho. O Espírito Santo é o interprete de Cristo. Ele não traz uma nova e diferente revelação de Cristo, mais abre a mente dos homens para que percebam e entendam o mais profundo significado da vida e das palavras de Cristo. Como o filho não falou de si mesmo, mas falou o que recebeu do Pai, assim o Espírito não fala de si mesmo, mas declara o que foi pregado, vivido e ensinado por Cristo.
F – Espírito da Graça: O Espírito Santo dá Graça ao homem para que se arrependa, quando peleja com Ele; concede o poder para santificação, perseverança e serviço. Aquele trata com desdém o Espírito da Graça afasta o único que pode tocar ou comover o coração e, assim, separa a si mesmo da misericórdia de Deus. (Hb. 10:29; Zc. 12:10).
G – Espírito da Vida: Rm. 8:2; Ap. 11:11. Um credo antigo dizia: “Creio no Espírito Santo, o Senhor, e doador da vida”. O Espírito é aquela pessoa da trindade cujo ofício especial é a criação e a preservação da vida espiritual e natural.
H – Espírito de Adoção: Quando alguém é salvo, não somente lhe é dado o nome de filho de Deus, pois ele é adotado na família Divina, mais também recebe dentro de sua alma o conhecimento de que participa da natureza divina. O Espírito nos faz identificarmos com Cristo.
OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO
A - Fogo: (Is. 4:4; Mt. 3:11; Lc. 3:16). O Fogo ilustra a limpeza, purificação, a intrepidez ardente e o zelo produzido pela unção do Espírito. O Espírito é comparado ao fogo porque o fogo aquece, ilumina, espalha-se e purifica (Jr. 20:9).
B – Vento: O vento representa a obra regeneradora do Espírito e indica sua misteriosa operação independente, penetrante, vivificante e purificadora (Ez. 37: 7-10; Jo. 3:8; At.2:2).
C – Água: O Espírito é a fonte de água viva, inundando nossa alma para limpar a poeira do pecado. O poder do Espírito opera no Reino Espiritual o que a água faz na ordem material. Ela purifica, refresca, sacia a sede e torna frutífero o estério. Ela purifica o que está sujo e restaura a limpeza. É símbolo da graça Divina, que não apenas purifica a Alma, mais também acrescenta a beleza divina. A água é um elemento indispensável à vida humana, o Espírito é totalmente indispensável à vida espiritual. (Ex.17:6; Ez. 36:25-27; 47:1; Jo. 3:5; 4:14; 7:38,39).
D – Selo: Essa ilustração Exprime os seguintes pensamentos: Posse. A impressão de um selo dá a entender uma ralação com o dono do selo, um sinal inquestionável de que algo lhe pertence. Os crentes são propriedades do Senhor e é possível saber isto pelo Espírito que habita nele. No tempo de Paulo havia um costume em Éfeso: Um negociante ia ao porto selecionar certa madeira depois marcava a madeira com o seu selo, um sinal de reconhecimento e posse. Mais tarde ele mandava seu servo com o selo e este trazia a madeira que estivesse com a marca do selo correspondente. (II Tm. 2:19). Segurança. Esta idéia também está implícita nessa figura (Ef. 1:13; Ap. 7:3). O Espírito ministra no crente um sentimento de segurança e certeza no coração. (Rm. 8:16). Ele é o penhor, uma da Glória vindoura. Os crentes são selados, mais devem ter cuidado para não fazer coisas que destruam a impressão do selo. Ef. 4:30.
E – Azeite: Quando o azeite era usado nos ritual do A.T, falava-se de utilidade, frutificação,beleza, vida e transformação.geralmente era usado como alimento, para iluminação, lubrificação, cura e alívio da pele. Da mesma maneira, na ordem espiritual, o Espírito fortalece, ilumina, liberta, cura e alivia a alma.
F – Pomba: A Pomba simboliza a brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. Uma tradição Judaica traduz Gn. 1:2 da seguinte maneira: “ O Espírito de Deus como Pomba pousava sobre as águas”. Cristo falou da pomba como a encarnação da simplicidade, uma das belas características de seus discípulos.
QUE DEUS VOS ABENÇÕE!